top of page

Efemérides

Neste espaço, assinalamos as datas importantes da história e da cultura portuguesa, bem como, dos acontecimentos relevantes que marcaram o mundo. Uma efeméride pretende assinalar um acontecimento ou um facto importante, com o objetivo de celebrar e comemorar essa data, consciencializando as pessoas para a sua importância.

Cartaz2.ImplantaçãodaRepública.110anos.jpg

A Implantação da República


Na madrugada de 4 de outubro de 1910, inicia-se, em Lisboa, a revolução republicana que acaba por triunfar. Na manhã de 5 de outubro, é proclamada a república. A família real foge para Inglaterra, pondo fim ao regime monárquico que governara Portugal, desde o século XII.

​Após a proclamação da 1ª República, foi criado um governo provisório, presidido por Teófilo Braga, que mandou, de imediato, adotar uma nova bandeira, substituir a moeda do real pelo escudo e criar um novo hino nacional. Em 1911, houve eleições para formar a Assembleia Constituinte e elaborar uma nova Constituição republicana. Por sua vez, os deputados elegeram um novo presidente da República. A primeira república durou até 1926, assistindo-se a muitas mudanças no país. 

Logo, no dia 12 de outubro de 1910, por decreto legislativo, foram consignados os novos feriados nacionais, extinguindo-se os feriados religiosos,  sendo o 5 de outubro, vocacionado para celebrar os heróis da República, e mais tarde, para comemorar a implantação da República. O feriado chegou a estar suspenso, entre 2013 e 2015, devido à situação económica do país.

bottom of page